Um amplo conjunto de acções exercidas sobre a paisagem, as cidades, as vilas e o meio rural habitado deram-se em chamar «feísmo» no nosso país. É um termo aplicado mais aos aspectos formais mostrados numa série de fotografias comentadas aparecidas esporadicamente nos meios de comunicação do que a uma reflexão sobre a realidade captada nelas e a sua tipificação; porém, julgou-se necessário abordar justamente isto, e para tal fim foi organizado

I FÓRUM DO FEÍSMO em Novembro de 2004.

Sabendo que tomamos emprestada uma palavra excessivamente ampla, embora o façamos acompanhada de um amplo material de reflexão, que se recolhe no livro Feísmo? Destruír un país, resultado do I Fórum, convocamos o II Fórum Internacional sobre o Feísmo, sob o lema Construir um País: a Re-humanização do Território, para pensar desde Galiza sobre:

I. A relação dramática homem-território na presente etapa histórica: a destruição do lugar; os habitats da pobreza; os trânsitos e as migrações; os muros segregadores; a virtualidade.

II. As agressões exercidas contra as cidades, as vilas e os núcleos populacionais: a vivenda, a nossa segunda pele, articuladora de território, no seu epicentro.

III. O modelo económico e socio-político no qual se produzem.

IV. Alternativas e iniciativas de resistência.